O que é o sistema JBUSINESS?
O JBusiness é um sistema de gerenciamento integrado que atende empresas dos mais variados segmentos. Desenvolvido com o que há de mais moderno em tecnologia de ponta em programação, nosso sistema integra diversos departamentos de uma empresa, interligando os dados e utilizando o fluxo de informações, propiciando assim, que o administrador possa através de vários tipos de relatórios, tomar decisões em tempo real, com riqueza de detalhes obtidos durante um processo.
O JBusiness ERP é totalmente desenvolvido utilizando a linguagem de programação Java, tornando-o possível de ser utilizado nos mais diversos sistemas operacionais, para seu desenvolvimento é utilizado a plataforma mais conhecida no mundo, o Eclipse.
O banco de dados utilizado é o Microsoft SQL Server, muito robusto, suportando aplicação com poucos ou muitos usuários.
Clique aqui para baixar as últimas versões do JBusiness.
Relação de Todos os Processos Nativos do Sistema JBUSINESS:
Assistencia Técnica / Pós Venda
- - SAC:
• O [[Processo de SAC]] é usado para controlar o registro de problemas de qualquer natureza feito pelos clientes da empresa. Vários outros processos de diversos tipos podem estar vinculados ao [[Processo de SAC]]. Este processo mostra a seqüência e as atitudes que solucionaram o problema.
- - Astec Atendimento:
• Processo usado para controlar as atividades de assistência técnica em campo ou em laboratório.
- - Astec Visita:
• Usado para marcar visita de um técnico a um local onde se encontra um equipamento para fazer orçamento técnico.
- - Consertos (Lojas):
• Processo utilizado para controlar o recebimento de produtos com defeitos dos clientes, envio/recebimento de produtos a astec. Identificar onde o produto está e qual a situação do conserto.Características de Assistência Técnica:
-
- Oferece gerenciamento completo para uma assistência técnica:
• Controle de reclamações, sugestões e elogios.
• Controle de visitas a clientes.
• Controle de horas utilizadas por técnicos.
• Controle de peças utilizadas em garantia ou em manutenção.
- Integrado com o controle de estoque comercial, industrial e outros que a empresa possa possuir.
- Rastreabilidade real e completamente funcional. Aceita a múltiplas identificações ao mesmo tempo:
• Número de série do fabricante
• Número gerado na assistência
• Número gerado no parceiro, etc.
- Integração total com o Framework Comercial:
• Cria um orçamento prévio com valores de horas técnicas e custos de visitas antes do técnico ser enviado até o cliente.
• Cliente aprova orçamento e automaticamente a visita é liberada para ser realizada.
• Após a solução do problema, o orçamento é transformado em venda, com as horas técnicas, visitas e peças que realmente foram utilizadas.
horas técnicas, visitas e peças que realmente foram utilizadas.
- Realiza o controle de equipamentos enviados para conserto em parceiros.
- Controla o recebimento/envio de equipamentos de clientes.
- Administra orçamentos de viagens, permitindo que os custos sejam lançados durante o processo e ao fim repassados ao cliente.
- Gerencia vários técnicos simultaneamente para diversos atendimentos em um mesmo cliente.
- Provê a possibilidade de serem realizadas diversas visitas e atendimentos antes de faturá-los.
- Gerenciamento de Assistências Técnicas Remotas (Representantes ou Autorizadas).
- Atendimentos em garantia geram vendas somente para efeito gerencial.
- Apontadores por tipos de problemas, possibilita a tomada de decisão para melhoria do serviço.
- Possibilita o controle do histórico dos contatos mantidos com o cliente para de envio orçamentos, ligações, emails, etc.
- Integração com Framework Contratos:
• Visitas e Atendimentos a equipamentos em contrato, com ou sem custo ao cliente.
- Relatórios:
• Quadro de Agendamento de Visitas Diário. Por técnico ou geral.
• Relatório de Cotação.
• Fechamento Mensal.
• Totalizadores por tipo de atendimento, entre outros relatórios.
Frente de Loja
- - Caixa Suprimento/Sangria
• Usado para registrar os suprimentos e sangrias do caixa nas impressoras fiscais e fazer os lançamentos contábeis correspondentes.
- - Loja - Distribuição
• Usado para gerenciar a distribuição de estoque entre as lojas de uma rede com depósito central.Características da Loja Virtual Integrada - B2B e B2C:
-
- A Loja Virtual é totalmente integrada com o sistema. Por exemplo: ao executar uma venda via internet, o sistema executa os mesmo procedimentos de uma venda normal (off line), ou seja, dá baixa dos itens no estoque, lança o contas a receber, emite boletos (se foi esta a forma de pagamento escolhida), executa automaticamente os lançamentos de impostos de acordo com o destino da mercadoria, etc.
Executa e controla todo o ciclo de uma venda do tipo B2C.
Executa e controla todo o ciclo de uma venda do tipo B2B.
O B2B permite a aprovação da gerência do cliente final por pedidos colocados pelos centros de custo. Isso facilita o atendimento às grandes corporações.
O sistema envia automaticamente um email para o vendedor que atende a conta de um cliente corporativo nas vendas B2B.
Sistema homologado para pagamento via cartão de crédito Visa e Mastercard.
Aproveita o cadastro de produtos já existente no sistema.
Aproveita o cadastro de clientes já existente no sistema.
Pode atender revendas e consumidores finais com condições comerciais específicas para cada situação.
O sistema tem a capacidade de disponibilizar uma condição comercial distinta para cada cliente.
Fornece diversos relatórios com o posicionamento dos pedidos.
A Loja Virtual integrada ao ERP possibilita uma enorme economia em relação ao TCO (Custo Total de Propriedade). Geralmente as empresas operam com 2 bancos de dados (estoque normal e estoque para internet) e isso gera uma série de erros. Por exemplo: muitas vezes um mesmo produto é vendido de forma normal (off line) e pela loja virtual (on line). Com a Loja Virtual Integrada, este problema deixa de existir, e a administração é bem mais barata, simples, rápida e eficiente.
Cliente
- - Cliente, Cadastro
• Processo para iniciar o cadastro do cliente e habilitar ele a iniciar as transações com a empresa.
- - Clientes, Alteração Crédito
• Usado para alteração de limites de crédito de empresas e de grupos de empresas.Características do Cadastro de Clientes:
- O cadastro unificado de clientes pode ser utilizado inclusive no modo multi-empresas.
Impede duplicidade de CNPJ e de CPF, mas permite o faturamento para diferentes centros de custos tributando corretamente de forma automática.
- Cadastra "N" pessoas em cada centro de custo. Cadastra "N" centros de custo.
O cadastro de clientes suporta a implementação de CRM ou outros tipos de controles que a empresa necessitar, sendo que estes ficam interligados com os processos (compras, vendas, assistência técnica, etc.)
- Armazena qualquer arquivo digitalizado dentro do banco de dados. Suporta vários formatos de arquivos, inclusive as consultas feitas ao Serasa.
- Facilidade, agilidade e economia na manutenção de cadastro.
Utiliza validação para evitar erros de número de CNPJ, número de Inscrição Estadual, número de CPF e e-mails.
- Libera crédito (ou bloqueia) por grupo empresarial independente da quantidade de CNPJs.
Classifica clientes por faturamento, por linhas de produtos, por vendedores, por região, enfim são inúmeras possibilidades.
Compras
- - Fornecedor, Cadastro
• Usado para automatizar o cadastro de Fornecedores.
• O cadastro também pode ser feito manualmente, porém, não é recomendável. A experiência nos mostra que é muito comum o usuário cometer erros ou esquecer de cadastrar algo (ex: conta ID, Estoque ID, setores padrões, etc) durante um cadastramento manual. É muito mais rápido e preciso utilizar este processo automatizado que efetuar as verificações de forma automática.
- - Compra, Devolução
• Usado para registrar devolução de compras. Também registra a baixa nos processos de recebimento de compra que acusaram o recebimento do material.
- - Compra, Fixação de Preços
• Usado para definir preço de itens e forma de reajuste dentro de um determinado período.
- - Compra, NF de Recebimentos Antecipados
• Usado para registrar uma NF de material entregue antecipadamente através do processo de recebimento antecipado.
- - Compra, Pedido
• Usado para registrar as negociações de compra entre a [[Empresa Base]] e o [[Fornecedor]]. Este processo é utilizado para compras nacionais (dentro e fora do Estado) e importações.
- - Compra, Recebimento Antecipado
• Usado para receber um produto cuja nota será agrupada com outros recebimentos antecipados. Citamos como exemplo o recebimento de GLP onde é emitido um romaneio de recebimento e posteriormente é enviada uma NF.
- - Compra, Recebimentos
• Usado para indicar o recebimento de uma compra feita pelo processo "Compra (Nacional/Importação)". Tanto pode registrar o recebimento total ou parcial de uma compra quanto pode registrar o recebimento total ou parcial de várias compras diferentes.
- - Importação, Pedido
• Usado para registrar as negociações de compra entre a [[Empresa Base]] e o [[Fornecedor]]. Este processo é utilizado para compras nacionais (dentro e fora do Estado) e importações.
- - Importação, Recebimentos
• Recebe os pedidos de Importação.Características de Compras:
- Executa tanto compras nacionais como compras através de importação (controlando de forma integrada taxas, fretes e impostos).
• A negociação de preço de compra é auxiliada: - • Pelo fornecimento do valor de venda do item
- • Pela margem média estimada
- • O preço ideal de compra é formado considerando:
- • O valor unitário negociado
- • Os impostos creditados
- • O prazo de pagamento
- • O prazo de entrega
• Um único pedido de compra pode registrar vários recebimentos de mercadorias
• Um único recebimento de mercadoria pode dar baixa em vários pedidos de compra
• Converte automaticamente as unidades do fornecedor para a unidade adotada por sua empresa na venda (e vice/versa)
• O pedido de compra é gerado com os códigos, descrição e unidades específicas do fornecedor
• Aceita recebimento de material alternativo aprovado pelo comprador e mantém comparação entre o que foi comprado e o que foi recebido
• Aceita valor unitário e impostos diferentes da compra, desde que seja aprovado pelo comprador
• Mantém histórico das alterações feitas nos pedidos
• Avalia o desempenho do comprador pela margem de contribuição estimada que ele traz para a empresa
• Opcionalmente o comprador pode receber comissão variável sobre seu desempenho nas compras
• Controla recebimentos antecipados
• Controla contratos de fixação de preços de compra
• Controla devoluções parciais ou totais de compra de múltiplos recebimentos
• Integrado com o sistema de rastreabilidade de lotes e de números de série
• Integrado com a contabilidade gerencial e contabilidade fiscal
• Integrado com controle de estoque
• Controla compras especiais que não devem afetar o custo médio do estoque como: promoções do fornecedor dentre outros.
• Os cálculos das necessidades de compra são feitos de forma automática e consideram: - • Demanda de mercado
- • Prazo de entrega do fornecedor
- • Estoque existente
- • Pedidos de compra em carteira
- • Pedidos de venda em carteira
- • Margem de segurança logística
- • Margem de segurança operacional
- • Ponto de reposição mínimo e máximo
- • Lote mínimo e lote múltiplo
- • Tendência de aumento ou diminuição da demanda
• A geração das cotações e/ou pedidos são feitos de forma automatizada
• A escolha do melhor fornecedor indicado para cada produto a ser adquirido é feita de forma semi-automática. Porém, isso pode ser feito de forma automática se os critérios de decisão forem informados ao implantador
• A tabela de cruzamento entre produtos e fornecedores é alimentada de forma automática quando o pedido de compra é recebido
• Após o registro do recebimento dos produtos comprados, o sistema avisa que existe disponibilidade em estoque para os processos de venda que estavam aguardando a chegada dos produtos
• As cotações podem ser geradas e enviadas diretamente por email ou por fax para o comprador sem a necessidade de impressão
• Se houverem alterações nas negociações de compra, o sistema guarda as negociações anteriores, ou seja, fica registrado um histórico preciso
• Existe espaço para textos de negociação onde é possível registrar aspectos subjetivos que afetaram a decisão de compra
• Diferencia compras de fornecedores que fazem parte do simples dos fornecedores que não fazem e avalia a viabilidade da aquisição (considerado inclusive o crédito de ICMS e IPI)
• Gera relatório comparativo para decisão a respeito de cada compra
• A diretoria da empresa pode acompanhar o andamento do processo há qualquer momento
• O workflow pode incluir passagem do processo para aprovação de compradores com maior alçada
• Gera estatísticas que podem ser usadas para avaliação de fornecedores
• Possui recurso que armazena arquivos como: emails, diálogos do msn e skype ao processo. Assim, a rastreabilidade fica completa (100% transparente). Você sabe exatamente quem executou, o que aconteceu, como aconteceu e quando aconteceu.
- Se o processo de compra da sua empresa necessita de alguma característica diferente das descritas acima, criamos a solução, pois a principal característica do nosso sistema é a alta capacidade de adaptação, levando em conta prazos e custos.
Vendas
- - Vendas
• Usado para registrar negociações de venda entre a empresa e o cliente. Pode receber dados de outro processo de venda que esteja na fase de pedido para que seja possível fazer entrega parcial. Veja mais detalhes na ajuda do campo "Tipo de Venda".
- - Venda, Devolução
• Registra devoluções totais ou parciais de venda de uma ou mais NF de venda. Cada devolução informa baixa no processo de venda correspondente para evitar que o total devolvido seja maior do que o total vendido.
- - Venda, Entrega
• Usado para efetuar as entregas parciais ou total de vendas cujas notas antecipadas já foram emitidas mas cujos itens ainda não foram entregues.
- - Venda, Faturamento Agrupado
• Usado para emitir NF de várias vendas que já foram entregues pelo processo de "Venda". Os processos de "Venda" deverão estar em fase "Faturar Agrupado" para que possam ser considerados como aptos a participar deste tipo de processo.
- - Venda, Fixação de Preço
• Estipula condições para que o preço de venda para um cliente seja calculada. O processo pode ser vinculado a vários clientes ao mesmo tempo permitindo que cada empresa cliente tenha vários centros de custo, cada um atendido por um mesmo vendedor ou vendedor diferente, em endereços iguais ou diferentes, com impostos iguais ou diferentes, etc.Características do processo de Vendas
- Monta preço por:
• Margem de lucro fixada
• Por valor fixado
• Com sensibilidade de demanda
• Fixado por contrato
• Com sensibilidade de moeda
• Com sensibilidade de impostos, custo financeiro, frete, etc
- Tabela de preço com campos formatáveis
- Emite nota antecipada com entrega posterior através de "Simples Remessa"
- Produz várias entregas com um único faturamento agrupado
- Recurso para programação de venda com comprometimento mínimo de estoque e sincronização de compras
- Opcionalmente a reserva de mercadoria com liberação automática por tempo limite configurável
- Aceita entrega parcial e controla material faltante
- Integrado com frente de loja com impressora fiscal e TEF
- Integrado com SAC
- Controla motivo de rejeição de venda e gera estatísticas
- Venda multi-filial, multi-empresa e multi-centro de custo
- Venda de kit composto com ou sem aviso de pré-montagem
- Venda para um CNPJ com múltiplos centros de custo
- Tipos de comissionamentos:
• Margem de lucro fixada
• Com base no faturamento
• Escalonado de acordo com o desconto aplicado
• Baseado em margem de contribuição líquida (diferença entre o custo líquido e o valor de venda líquido)
• Cálculo duplo, usado na migração de métodos de cálculo
• Outros métodos podem ser configurados usando os recursos avançados de configuração
- Formas de recebimento complexas:
• Margem de lucro fixada
• Por prazo em dias corridos
• Dia do mês fixado fora o mês
• Dia da semana fixada fora a semana
• Combinações entre as opções acima
• Outras opções especiais
- Controla limite de crédito de centro de custo do cliente, empresa ou grupo empresarial
- Todas as complexidades da legislação tributária são contempladas, por exemplo:
• Margem de lucro fixada
• Imposto diferenciado por UF origem, UF destino, tipo de cliente, tipo de filial, tipo de produto, etc.
• Trata venda para órgãos do governo federal, estadual e municipal
• Trata substituição tributária
• Trata textos legais
• Trata base reduzida
• Trata retenções de impostos
• Controla CFOP por item
- Diferencia custo real de custo fiscal
- Calcula ganho comercial e financeiro em tempo real
- Ajuste integrado de margem, valor e ganho tanto unitário quanto total
- Carta de correção integrada
Contabilidade
- - Contabilidade Outros
• Permite o registro de lotes contábeis nos formatos: - • partida / contra partida
- • multi débitos
- • multi créditos.
• Este processo deve ser usado quando surgirem exceções que não possam ser lançadas via processo normal.Características da Contabilidade
- Para facilitar, vamos começar ressaltando que existem algumas grandes diferenças entre a organização contábil do JBUSINESS e da maioria dos sistemas que também fazem a contabilidade. Citamos abaixo
• JBUSINESS: - • As contas são independentes dos planos de contas.
- • Vários planos de contas podem coexistir e uma mesma conta pode estar em posições diferentes em planos de contas diferentes.
- • As contas financeiras são as mesmas contas contábeis. Isto significa que cada cliente possui sua conta corrente. O mesmo ocorre para fornecedores, etc.
- • A alimentação das contas contábeis é feita em tempo real a medida que vão acontecendo.
- • A ligação da conta com o plano de conta é feita através de um elemento chamado “Tipo de conta”.
- • O código estrutural da conta é criado dinamicamente e pode ser alterado sem prejudicar os lançamentos pré-existentes.
- • Gera livros fiscais (escrita fiscal) que atende o padrão exigido pelo Sintegra.
• Outros Sistemas: - • As contas pertencem aos planos de contas.
- • Só pode existir um plano de contas e a conta sempre ocupa a mesma posição.
- • As contas contábeis não se relacionam diretamente com as contas financeiras. Uma conta “CONTAS A RECEBER” pode conter todos os saldos devedores dos clientes.
- • A alimentação das contas contábeis é feita por uma rotina que é executada todos os dias ou no final do mês.
- • A ligação da conta com o plano de conta é feita na estrutura do plano de contas.
- • O código estrutural da conta é criado manualmente durante a criação do plano de contas.
Financeiro
- - Contas a Pagar (Baixa)
• Usado para informar a baixa automática ou manual das contas a pagar. Possui tarefas que fazem a leitura dos arquivos enviados pelos principais bancos para a geração automática dos valores pagos.
- - Contas a Receber (Baixa)
• Usado para informar a baixa manual ou automática das contas a receber. Possui tarefas que automatizam a baixa de contas a receber através dos arquivos de retorno dos bancos.
- - Pagamento Agrupado
• Usado para registrar pagamentos cujos valores dos provisionamentos devem ser agrupados. Exemplo: pagamento de comissões ou pagamentos de frete. Os valores já devem ter sido provisionados por outros processos.
- - Pagamento Outros
• Usado para registrar pagamentos que não tenham sido cadastrados por processos normais de compras, registro de despesas, etc. Evite usar este processo pois normalmente existe outro metodo mais adequado para fazer o registro do pagamento.
- - Património
• Usado para registrar a forma com que um bem deve ser depreciado, controlar esta depreciação e fazer os lançamentos contábeis correspondentes.
- - Rateio de Despesas
• Compra de itens que não necessitam de controle de estoque mas apenas um registro para controlar os pagamentos a fornecedor, alocação para centros de custo e informações da nota fiscal ou do documento de aquisição. Também provê lançamentos de créditos de impostos como pis, cofins, icms, etc.
- - Recebimento Agrupado
• Usado para registrar recebimentos cujos valores foram agrupados. Exemplo: conciliação de cartão de crédito. Os valores já devem ter sido lançados por outros processos.
- - Recebimento Outros
• Usado para registrar recebimentos que não puderam ser cadastrados por processos de vendas ou outros. Evite usar este processo pois normalmente existe outro método mais adequado para registrar um recebimento.
- - Registro de Despesas
• Registro de aquisição de produtos e/ou serviços que não necessitam de controle de estoque mas apenas um registro para controlar os pagamentos a fornecedor, alocação para centros de custo e informações da nota fiscal ou do documento de aquisição. Também provê lançamentos de créditos de impostos como pis, cofins, icms, etc.
- - Renegociação Pag/Rec
• Usado para alterar formas de pagamento/recebimento mantendo o histórico da forma de pagamento original. Neste processo a renegociação pode ser feita aumentando ou diminuindo o número de parcelas da forma de pagamento original, acrescentando ou reduzindo valores como multas, custo financeiro, descontos, etc.Características do Financeiro:
- Contas a Pagar:
• Geração automática ou manual do contas a pagar. A geração automática é baseada nos processos de compra, devoluções, contratos, folha de pagamento, etc. Também pode ser lançado automaticamente através de eventos.
Seleção automática dos cheques a serem emitidos.
Emissão de qualquer tipo de cheque ou documento impresso de pagamento.
Geração de borderôs de pagamento em formato eletrônico ou impresso.
Estreita ligação com o sistema de conciliação bancária para acompanhamento dos desconto dos cheques emitidos.
Controle dos cheques cancelados, sustados, etc.
Formulário detalhado sobre os eventos relacionados com cada fornecedor.
Extrato de fornecedores em muitos formatos diferentes com milhares de opções de filtragem de dados.
Fluxo de pagamentos multidimensional. Neste é possível ter uma visão, tão detalhada quanto se deseje, do histórico futuro de pagamentos.
- Contas a Receber:
• Alimenta de forma automática (ou manual) os lançamentos de contas a receber. A geração automática é baseada nos processos de venda, contratos, etc. Também pode ser lançado automaticamente através de eventos.
• Emissão automática ou manual de boletos. Normalmente, a emissão automática ocorre após a emissão da nota fiscal de venda.
• Emissão de qualquer outro tipo de documento impresso, seja de comprovação de recebimento (recibos), avisos de cobrança, etc.
• Geração de borderôs de recebimento em formato eletrônico ou impresso.
• Estreita ligação com o sistema de conciliação bancária para acompanhamento referente a compensação dos cheques recebidos.
• Controle dos cheques devolvidos, sustados, etc.
• Formulário detalhado sobre os eventos relacionados com cada cliente.
• Extrato de clientes em muitos formatos diferentes com milhares de opções de filtragem de dados.
• Fluxo de recebimentos multidimensional. Neste é possível ter uma visão, tão detalhada quanto se deseje, do histórico futuro de recebimentos.
- Fluxo de Caixa:
• O fluxo é multidimensional, desta forma, o comportamento dos recebimentos e pagamentos com destino e origem em cada uma das contas da empresa, clientes e fornecedores é facilmente reconhecida. Assim, o planejamento financeiro se torna muito mais simples por não haver a necessidade de emitir vários relatórios diferentes e fazer comparações entre eles para chegar a uma decisão.
- Conciliação Bancária:
• O sistema financeiro é intimamente ligado com o sistema contábil, desta forma todos os lançamentos financeiros são imediatamente lançados na contabilidade assim que estejam confirmados.
Contratos
- - Contrato
• Serve para registrar cláusulas de faturamento e cláusulas de custo contratual para automação do processo de faturamento de contratos. O sistema também gera a conta contábil que serve para registrar os custos e receitas para o cálculo de margem de contribuição do contrato.
- - Contrato, Faturamento
• Serve para faturar as cláusulas contratuais válidas, questionando sobre as informações que faltam para faturamento e gerando suas respectivas notas fiscais e também os lançamentos contábeis correspondentes.Características de Contratos:
- - Administra contratos de terceirização (outsourcing) de diversos tipos:
• Contratos de manutenção de hardware ou software
• Outsourcing de impressão
• Locação de imóveis, equipamentos ou veículos
• Serviços de comunicação
- - O faturamento pode ter periodicidade:
• Quinzenal,
• Mensal,
• Bimestral, etc.
- - Trabalha com Diversos tipos de cláusulas de Faturamento:
• Faturamento fixo: - • Locação de impressora.
• Faturamento variável: - • Milheiro de página impressa.
• Custo fixo: - • Depreciação de equipamento locado.
• Custo variável: - • Hora técnica de técnico de campo.
• Gera extrato de lucro/prejuízo por contrato individual.
• Realiza lançamentos de receitas e despesas em centros de custo configuráveis por cláusula contratual.
• Gera alertas de vencimentos de prazos contratuais para antecipação de renegociação e/ou cancelamento.
• Provê facilidade de cadastro de um novo contrato através de um modelo pré definido para evitar extensa digitação.
• Gera automaticamente os processos de venda individuais de cada contrato de acordo com o período definido.
• Agrupa itens de um mesmo tipo, permitindo assim uma melhor visualização e organização da nota fiscal.
• Fácil inserção de novas cláusulas: - • Reajustes
- • Adição de serviços ao contrato, etc.
• Oferece a possibilidade de efetuar rateios do total faturado entre diversas cláusulas.
• Provê a possibilidade de faturar mais de um contrato do mesmo cliente em um única nota fiscal.
Recursos Humanos
- - Contrato de Trabalho
• Décimo Terceiro
• Folha de Pagamento
• Holerith
• RH, Férias
• Vales, Adiantamentos
Controle de Estoque
- - Transferência/Valoração
• Usado para transferência entre estoques da empresa e/ou para alterar o valor médio de entrada, comumente utilizado como custo dos produtos adquiridos. Pode ser usado para acrescentar custo extras de aquisição de produtos ou para registrar diminuição de custo de produtos por conta de descontos obtidos do fornecedor.
- - Requisição de Material
• Usado para registrar necessidade de material para ser usado em centros de custo.
- - Requisisão de Material, Entrega
• Usado para registrar devolução de requisição de material do estoque controle de custo para os estoques ativo da empresa.
- - Estoque, Contagem
• Usado para acertar erros de estoque provocados por furto, troca de mercadoria na entrega, etc.
- - Modelo, Cadastro
- - Modelos, Transformação
Características: Controle de Estoque
• Múltiplos estoques: - • Não há limitação para a criação de estoques. Esta facilidade pode ser explorada para que o sistema crie estatísticas de movimentação separada para cada cliente e fornecedor, além dos estoques internos. Cada estoque pode ter suas características controladas como: “pode ter quantidades negativas”, “pode ter quantidades positivas”, “ser rastreável”, etc.
• Atualização automática através de processos de negócio formatados: - • Os processos de negócio provocam movimentações de entrada e saída nos estoques envolvidos. O controle da movimentação dos estoques chega ao nível de comandar se é uma movimentação física (ex.: venda entregue), uma previsão de movimentação (ex.: venda não entregue), uma reserva de movimentação (ex.: reserva de produto), a data em que ocorreu ou ocorrerá a movimentação, as estatísticas que deverão ser geradas ou atualizadas, quantidades, etc.
• Relatório: - • Estatísticas do(s) item(ns) em estoque(s):
Este permite, por exemplo, escolher um estoque, uma coleção de produtos com determinadas características e as estatísticas que se deseja observar. Outro exemplo de uso seria escolher um produto para saber quem o comprou, os valores médios de venda, quantidades vendidas por cliente, maior e menor valor, etc. - • Extrato de item:
É um relatório que exprime detalhadamente cada uma das movimentações feitas por um item em um determinado estoque. É muito útil para descobrir quais movimentos levaram àquele saldo de estoque. - • Estatísticas periódicas:
Este permite verificar o comportamento estatístico ao longo de um período. Ex.: itens vendidos semanalmente (ou mensalmente, ou diariamente, etc.), variação do valor médio de venda dos itens “vendáveis” da classe “xxxxx”. - • Outros relatórios:
Existem muitos outros relatórios disponíveis, mas o mais importante, é que não há limites para a criação de outras possibilidades através do “gerador de relatórios”.
Indústria
- - Fabricação, Programação
• Usado para registrar o pedido de transformação de matérias-primas em produtos acabados ou semi-acabados. Trabalha em conjunto com a tarefa "Gera Montagens" que automatiza o processo de criação. Também serve para registrar o pedido de desmonte de produtos.
- - Fabricação, Suprimento
• Usado para informar o suprimento de material a ser usado em processo de fabricação. Também deve ser usado para registrar material acabado da produção.Características: Fabricação
- Contempla as características, "make to stock" e "make to order"
- A composição de cada produto pode possuir um número ilimitado de níveis
- Possui recurso que automatiza a geração de partnumber de forma automática
- Otimiza o uso dos recursos industriais
- Trabalha com qualquer número de estoques intermediários
- Compartilha um componente industrializado entre vários produtos
- Considera tempos e recursos de preparação
- Integrado com controle de estoque
- Integrado com contabilidade
- Integrado com compras
- Integrado com vendas
- Integrado com controle de rastreabilidade de lote ou número de série
- Possui ferramentas para calculo de demanda futura com base nos históricos
- Gera número de série automaticamente
- Contém um algoritmo que possibilita ao vendedor encontrar produto que mais se adapta às características desejadas pelo cliente
- Cria automaticamente o part number e o manual de características do produto não encontrado e integra com a engenharia para a criação do produto
- Possui tarefa que altera a estrutura do part number sem que seja necessário reescrevê-los manualmente
- Possui tarefa que troca automaticamente um componente em todas as estruturas cadastradas
- Possui cadastro de componentes similares que são selecionados dinamicamente em tempo de programação de produção de acordo com custo e disponibilidade de estoque
- Considera lotes múltiplos e lotes mínimos para gerar ordens de produção
- Gera estatísticas que podem ser usadas para descobrir o "gargalo" da produção
- Fornece informações para acompanhamento da produção em tempo real
Frete, Conhecimento
- - Voltada para área de transporte.
Processos Comuns
- - Outras Entradas
• Usado para dar entrada com ou sem nota que não tenha tipo de processo específico. Permite criar lançamentos contábeis específicos para o processo.
- - Outras Saídas
• Usado para dar saída com ou sem nota que não tenha tipo de processo específico. Permite criar lançamentos contábeis específicos para o processo.
- - Devolução de Recebimento
• Usado para indicar a devolução de materiais recebidos pelo processo de "Recebimento c/Devolução".
- - Recebimento c/Devolução
• Usado para indicar o recebimento de materiais que devem retornar ao remetente. O registro de devolução ao remetente deve ser feito através do processo "Devolução de Recebimento".
- - Remessa c/ Retorno
• Usado para indicar a remessa de materiais que devem retornar à empresa. Os materiais devem retornar com o registro através do processo "Retorno de Remessa".
- - Retorno de Remessa
• Usado para indicar o retorno de materiais enviados pelo processo de "Remessa c/Retorno".